Primeira venda – créditos de cana reconhecem sustentabilidade

17th December 2020

A primeira venda de créditos de cana de açúcar certificada pela Bonsucro foi concluída hoje na Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro. Quarenta produtores do Brasil venderam coletivamente 162.300 toneladas em créditos de cana sustentável para a Barry Callebaut, produtora mundial de chocolate. Os produtores pertencem à Socicana e à Assobari, associações brasileiras de produtores de cana, ambas comprometidas com a agricultura sustentável. 

Bonsucro é a plataforma internacional que promove a sustentabilidade na cana de açúcar. A organização sem fins lucrativos possui um sistema de certificação reconhecido mundialmente, verificado por terceiros, para a cana de açúcar produzida sob estritos critérios sociais e ambientais, como uso de água, salários dos trabalhadores e protocolos de saúde e segurança. O Brasil tem o maior número de fazendas e usinas certificadas pela Bonsucro – na safra 2018-19, representava 80% da cana certificada pela Bonsucro, o que equivale a 74 milhões de toneladas. 

O que é negociação de crédito? 

A Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro oferece uma maneira direta para as empresas apoiarem os produtores de cana-de-açúcar sustentáveis em todo o mundo. Ela atravessa cadeias de suprimentos globais complexas e conecta produtores e compradores diretamente, além de fornecer um incentivo financeiro aos produtores e usinas para seus investimentos em sustentabilidade. 

moagem da cana de açúcar deve ser feita em até 48 horas após o corte, portanto, os produtores contam com as usinas mais próximas para a comercializaçãoFreqüentemente, os produtores não recebem um prêmio da usina local pela cana produzida de forma sustentável. Os créditos de cana de açúcar Bonsucro foram desenvolvidos como um mecanismo para que produtores independentes certificados vendam diretamente a empresas, como a Barry Callebaut, que estão comprometidas com a compra de cana de açúcar sustentável. 

Um crédito representa uma tonelada de cana de açúcaraçúcar brutomelaço ou um metro cúbico de etanol certificados pela Bonsucro. Os produtores definem o preço de seus produtos, colocando-os no controle. A plataforma pode combinar os preços automaticamente com os requisitos do comprador. Os créditos são negociados separadamente dos produtos físicos que representam – que podem então ser vendidos em transações convencionais de commodities. 

Paulo Rodrigues, produtor associado da Socicana, afirmou: “Os créditos são um mecanismo que valoriza o nosso trabalho e cria a possibilidade de efetuar vendas adicionais, o que é um avanço significativo da certificação Bonsucro”. 

Ampliando o acesso ao mercado 

Nas negociações recentes, a Socicana foi a primeira a vender 83.300,00 toneladas em créditos de cana de açúcar para Barry Callebaut. Em seguida, vieram outros 79.000,00 créditos de cana de açúcar vendidos pela Assobari. Tanto a Socicana quanto a Assobari são membros da Bonsucro há muitos anos e ambas possuem o certificado Bonsucro desde 2016. No entanto, esta é a primeira vez que eles vendem sua cana apenas por causa da certificação. 

Danielle Morley, CEO da Bonsucro, disse: “A Plataforma de Negociação de Créditos conectou produtores independentes no Brasil a um dos maiores fabricantes de chocolate do mundo – recompensando os produtores por seus investimentos em sustentabilidade. É exatamente para isso que a plataforma foi projetada. Estou orgulhosa de a Bonsucro oferecer uma ferramenta prática que tem impactos tangíveis e positivos para os produtores independentes.” 

A plataforma oferece benefícios aos compradores de cana e seus derivados – eles podem fazer declarações públicas sobre apoiar a sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva da cana. A plataforma também ajuda os compradores a cumprir as metas de compras sustentáveispermitindo-lhes comprar créditos certificados de todo o mundo. 

Kevin OgorzalekGerente de Compras Sustentáveis da Barry Callebaut, disse: “A Barry Callebaut está comprometida a comprar todos os seus ingredientes de forma sustentável até 2025. Para atingirmos essa meta, a Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro é uma ferramenta importante para apoiar e incentivar a produção sustentável de cana de açúcar em nossa cadeia de abastecimento. Estamos orgulhosos em ser a primeira empresa a comprar créditos de cana de açúcar diretamente de agricultores independentes e certificados, que ajudam a liderar o caminho com a Bonsucro. “ 

Benefícios da sustentabilidade 

As fazendas certificadas pela Bonsucro produzem em média 8,65 toneladas adicionais de cana de açúcar por hectare em comparação às fazendas convencionais. Elas também usam menos água e emitem menos CO2. Os benefícios da produção sustentável são claros, mas isso requer tempo e investimento financeiro. Sem o comprador certo, o investimento pode ficar sem retorno. 

Lucile Papottiprodutora associada da Assobari, disse: “Nossa certificação resultou em um aumento de 30% em nossa produção nos últimos três anos. Mas a certificação também diz respeito à forma como produzimos – temos uma gestão muito melhornossas condições de trabalho são mais seguras e protegemos o meio ambiente. 

O investimento da Barry Callebaut em créditos de cana de açúcar é um passo significativo tanto para a Socicana quanto para a AssobariAmbas as associações planejam investir a receita adicional recebida em iniciativas de sustentabilidade. Paulo Rodrigues, da Socicanadisse: “Podemos usar a receita para projetos de melhoria, aumentar nossa área certificada, mas também para levar a certificação a um maior número de novos produtores”. 

Bonsucro se comprometeu a investir as taxas das transações da Plataforma de Negociação de Créditos em projetos de impacto para promover a sustentabilidade. Os projetos podem abordar desafios ambientais ou sociais nas origens da cana de açúcar, em linha com a estratégia da Bonsucro. Os projetos serão desenvolvidos em 2021.