Spinagro recebe a primeira certificação Bonsucro para Pequenos Produtores no Brasil

4th August 2021

A empresa brasileira Spinagro, que produz mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, tornou-se a primeira empresa no Brasil a ser certificada pelo Padrão Bonsucro para Pequenos Produtores. É também o primeiro produtor nacional de mudas pré-brotadas (MPBs) do mundo com a certificação Bonsucro para Pequenos Produtores.

Localizada na cidade de Batatais, no interior de São Paulo, a empresa produz 4,5 milhões de mudas por ano que são enviadas para nove estados brasileiros.

Desde o início de sua produção em 2017, a Spinagro triplicou sua produção anual. Mas o crescimento não para por aí: a equipe pretende dobrar e começar a cultivar cachaça, que vem do resíduo da extração das gemas do processo de produção das MPBs.

Para a Spinagro, a certificação Bonsucro foi uma ótima forma de se diferenciar no mercado e demonstrar conformidade. “Pudemos mostrar que nosso processo está em total conformidade com os padrões sociais e ambientais internacionais e com os padrões dos produtos comercializados”, afirma Laura Vicentini, CEO.

A jornada para a certificação Bonsucro

Para conduzir o processo de certificação Bonsucro, a equipe contratou uma empresa de apoio à certificação, a Agroverde Consultoria. Rodrigo Spina, CFO da Spinagro, explica: “Isso nos deu uma visão mais abrangente de todas as oportunidades oferecidas pela certificação. Por meio desse apoio, conseguimos implantar mudanças como treinamentos recorrentes em gestão e sustentabilidade, capacitação de colaboradores em áreas específicas como saúde e segurança e escolha de parceiros para questões como destinação de resíduos”.

Ferramentas como a Calculadora Bonsucro ofereceram à Spinagro números tangíveis e percepções sobre suas práticas, como o uso responsável de recursos naturais e produtos biológicos, que facilitaram o processo de transformação. “Colocamos esses dados na calculadora, que os traduziu em pontuações de certificação. Isso nos mostrou que estávamos no caminho certo”, afirma Laura Vicentini, a CEO.

Um dos principais aprendizados da equipe foi a importância de melhorar continuamente; algo que a gerência comunica aos funcionários diariamente. As equipes foram mobilizadas para registrar todas as atividades, facilitando a comunicação dos dados.

Próximos passos

Rodrigo vê a certificação Bonsucro como uma ótima forma de estreitar o relacionamento com clientes que compartilham de sua visão: “Agora temos uma visão real da sustentabilidade do nosso negócio e isso nos ajuda a comunicar o benefício ao mercado e aos nossos clientes. A certificação abrirá portas para novas negociações”.

Além da cana-de-açúcar sustentável, a Spinagro está procurando maneiras de reduzir ainda mais o impacto ambiental, por meio do uso de energia renovável. Já tem como objetivo reduzir o consumo da rede por meio da cogeração de energia elétrica com a queima do bagaço, e se tornar autossuficiente futuramente.

Se você é produtor de cana-de-açúcar e deseja colocar a sustentabilidade no centro de suas operações, saiba mais sobre a certificação Bonsucro.